Apresentadas as áreas temáticas para a Consulta Popular 2018 na região do Vale do Rio dos Sinos

Assembleia Pública Regional do Consinos aconteceu nesta quarta-feira

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos – Consinos realizou, nessa quarta-feira, 11 de abril, a primeira etapa do processo da Consulta Popular 2018 – Orçamento Estadual 2019. A Assembleia Pública Regional do Consinos aconteceu no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Universidade Feevale.

Durante o evento, que contou com a participação de um grande público, foi desencadeado formalmente o processo da Consulta Popular 2018 feito pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes e as áreas temáticas da Consulta, a carteira de projetos do Planejamento Estratégico do Consinos 2015-2030, bem como realizada a composição da Comissão Regional da Consulta Popular 2018, formada por nove representantes:

Governo RS:

1) Ademir Reichert – Novo Hamburgo

2) Sheila Kieling – Novo Hamburgo

3) Vinícios do Valle – São Leopoldo

COREDE:

1) João Luiz Weber – Dois Irmãos

2) Carlos Augusto Haag – Nova Hartz

3) Gladis Hofstätter Rech – Novo Hamburgo

Assembleia Pública Regional:

1) Izabel Cristina Sperb – Sapiranga

2) Jaqueline Maurer Schmitt – Estância Velha

3) Pedro Roque Giehl – Novo Hamburgo

O valor total para a Consulta Popular 2018 – Orçamento Estadual 2019 é de R$ 80 milhões para todo o Estado do RS e, para o Consinos, totaliza R$ 3.657.509,57.  O caderno de diretrizes apresentado está disponível no site do Consinos www.consinos.org.br, em Documentos.

As áreas temáticas  que integram o caderno de diretrizes serão pauta das Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais (segunda etapa do processo), que ocorrerão nos municípios que compõem o Consinos até 8 de maio, sob coordenação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), e terão como base de discussões, na região do Vale do Rio dos Sinos, os projetos do Planejamento Estratégico do Consinos 2015-2030, composto por 41 projetos (os quais podem ser acessados pelo link www.consinos.org.br/?page_id=972). Os projetos eleitos nas Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais serão levados à Assembleia Regional Ampliada do Consinos, terceira etapa do processo, que ocorrerá no dia 14 de maio.

A votação da Consulta Popular 2018 ocorrerá em todo o Estado do RS nos dias 26, 27 e 28 de junho, com voto somente em meio eletrônico (on-line: www.consultapopular.rs.gov.br, off-line e via SMS). Na oportunidade, a população elegerá os principais projetos de sua região.